LUCINHA LINS

Lucinha Lins nasceu e cresceu no Rio de Janeiro. Nos anos 1970, participou de shows de Ivan Lins, com quem foi casada, como vocalista e percussionista. Cantou em festivais (venceu o MPB Shell 1981 com "Purpurina"), gravou jingles e comerciais de TV. Em 2002, lançou o CD Canção Brasileira.

Cantora e atriz, a carreira de Lucinha inclui vários trabalhos em TV, cinema e teatro. Atuou na minissérie Rabo de Saia (pela qual recebeu o Prêmio APCA de Atriz Revelação) e em novelas como Roque Santeiro, O Salvador da Pátria, O Dono do Mundo, Despedida de Solteiro e A Viagem, todas na Rede Globo.

Na Record TV esteve nas novelas Vidas em Jogo, Chamas da Vida, Vidas Opostas, Vitória, O Rico e Lázaro e, também, na superprodução da emissora Apocalipse.

No cinema, está em filmes como Os Saltimbancos Trapalhões, Atrapalhando a Suate, Amor Voraz, Villa-Lobos – Uma Vida de Paixão e Os 12 Trabalhos.

Sempre versátil, no teatro atou em Vem Buscar-me que Ainda Sou Teu, A Caravana da Ilusão e Intimidade Indecente.

Mas os musicais merecem destaque especial. Seus trabalhos incluem Splish-Splash, O Corsário do Rei , Rosa, um Musical Brasileiro, Sempre, Sempre Mais (com Claudio Tovar, com quem é casada), Na Batucada da Vida, A Ópera do Malandro – pelo qual foi indicada ao Prêmio Shell de Melhor Atriz – e Rock in Rio – O Musical – que lhe valeu, em 2013, o Prêmio Bibi Ferreira de Melhor Atriz Coadjuvante.

Em Palavra de Mulher – com DVD lançado em 2015 –, Lucinha Lins divide o palco com Virgínia Rosa e Tania Alves para, em clima de caberé, interpretar e cantar personagens femininas imortalizadas nas canções de Chico Buarque. O espetáculo completou, em 2018, dez anos de sucesso e comemorou a data com uma turnê pelas principais cidades do Norte e Nordeste do país.

No final de 2020, Lucinha gravou a série Sentença, do Amazon Prime Vídeo, protagonizada por Camila Morgado, já disponível no streaming. Em 2022, a artista começou a gravar o filme Perdida, baseado no best-seller de Carina Rissi, com estreia prevista para o ano que vem.