A Empresa

Mesa2 Produções Artísticas é resultado da parceria entre Roberto Monteiro e João Fernando Cardoso de Sá, que criaram, em 1996, a Monteiro e Sá, reunindo as experiências desses dois profissionais em televisão e teatro. De Monteiro e Sá, chegamos a M (de Roberto Monteiro) e Sá (de João Fernando de Sá), que resultou no nome Mesa2.

Tudo começou em 2001, quando a Monteiro e Sá ampliou seu leque de atividades e passou também a empresariar e agenciar artistas. Com o crescimento dos trabalhos, a Monteiro e Sá transformou-se em Mesa2, firmando-se com uma produtora que assina sucessos não só no teatro, mas também na área musical.

Atualmente, no cast de artistas da Mesa2 estão nomes como Aílton Graça, Débora Falabella, Lucinha Lins, Juan Alba, Adriana Lessa, Gorete Milagres, Jandira Martini e Joana Fomm. A empresa também representa jovens talentos como Naruna Costa, Jerônimo Martins, Tales Ordakji, Gabriel Muglia e Fran Ferraretto. Na área musical, administra as carreiras de Virgínia Rosa, Blubell, Tania Alves e Jane Duboc.

Roberto Monteiro, o M de Mesa2

Há cerca de 30 anos no setor de audiovisual, Roberto Monteiro começou sua carreira na TV Manchete, na produção da novela Kananga do Japão, dirigida por Tizuka Yamasaki. Novelas como Pantanal, Ana Raio e Zé Trovão, ambas dirigidas por Jayme Monjardim, também estão entre seus trabalhos. Fez parte da equipe que criou o núcleo de teledramaturgia do SBT, em 1993, participando da novela Éramos Seis, dirigida por Nilton Travesso, e de sucessos como Sangue do Meu Sangue e As Pupilas do Senhor Reitor. Roberto desenvolveu projetos em parceria com emissoras argentinas para as novelas Antonio Alves Taxista e Chiquititas. Para as gravações de Chiquititas, permaneceu em Buenos Aires por quatro anos na gerência de produção.

João Fernando Cardoso de Sá, o Sa de Mesa2

Trabalhando com música, teatro, cinema e TV desde 1992, Fernando Cardoso começou como assistente de direção da peça A Vida É Sonho, dirigida por Gabriel Vilela. Entre seus trabalhos no teatro estão Corte Fatal e As Regras do Jogo, como assistente de direção, e Loucas por Eles, como diretor-geral. A carreira de Fernando também inclui assistência de direção do seriado Retrato de Mulher, na Rede Globo, e da novela Éramos Seis, do SBT, além da realização de videoclipes, comerciais, making of e vídeos institucionais. Foi gerente de programação dos canais HBO e Cinemax. No cinema, assina o cast de Era o Hotel Cambridge, O Sol do Meio-Dia, Narradores de Javé, Os 12 Trabalhos, Reflexões de um Liquidificador e Olho de Boi.

NOSSAS PRODUÇÕES

A Mesa2 Produções vem investindo em peças de teatro para os públicos adulto e infantil, musicais, além de shows dos mais variados gêneros. Com um amplo menu de atrações culturais, a produtora tem na diversidade e na qualidade seus pontos fortes. Confira, a seguir, alguns dos sucessos assinados pela Mesa2.

TEATRO ADULTO

Em 2003, Noites Brancas, de Dostoievski, dirigido por Yara de Noavaes, chegou aos palcos, com Débora Falabella e Luiz Arthur no elenco. Dois anos depois, foi a vez de Madame de Sade, de Mishima, com direção de Roberto Lage e interpretações de Bárbara Paz e Imara Reis, entre outros.

A comédia também faz parte da cartela de gêneros das produções da Mesa2. Toalette – de Walcyr Carrasco, com direção de Cininha de Paula –, com Suzana Pires, Márcia Cabrita, Vera Mancini e grande elenco, estreou em 2007 e garantiu o sucesso nos palcos por três anos. No ano seguinte, o drama O Caminho para Meca entrou em cartaz, dirigido por Yara de Novaes, com Cleyde Yáconis em seu último papel no teatro.

Em 2009, foi a vez de A Vida que Pedi, Adeus, de Sérgio Roveri, com direção de Eliane Caffé e reunindo Aílton Graça e Vera Mancini no elenco. No mesmo ano, A Alma Boa de Setsuan, de Bertolt Brecht, dirigida por Marco Antonio Braz e com elenco capitaneado por Denise Fraga, marcou presença nos palcos das principais cidades do país.

Em 2011, 6 Aulas de Dança em 6 Semanas, de Richard Alfieri e tradução de Ciça Corrêa, com direção de Ernesto Piccolo, misturou música, dança, comédia e drama, com performances elogiadas de Suely Franco e Tuca Andrada.

Baseado em texto de Guimarães Rosa, Maria Miss veio em 2012. Dirigida por Yara Novaes, a peça teve no elenco Tania Casttello, Cacá Amaral e Daniel Alvin. No mesmo ano, a comédia Grávido, de Marcelo Laham, Fábio Herford e Gustavo Kurlat, fez o público gargalhar com as aventuras de pais e bebês, interpretados por Herford e Laham.

Em 2013, a atriz Jandira Martini brilhou no monólogo Prof Profa, dirigido por Celso Nunes.

Com direção de Fernando Cardoso e tradução e adaptação de Walcyr Carrasco, a comédia Loucas por Eles, de Marcos Carnevale, ganhou os palcos com Suely Franco, Ellen Rocche, Vera Mancini, Cynthia Falabella e Fafá Rennó. A peça estreou em 2015 e encerrou suas apresentações em maio 2017.

TEATRO INFANTIL

O Jeca Voador, escrito e dirigido por Caio de Andrade, marcou a estreia, em 2006, da Mesa2 nos espetáculos infantis. Com Walter Breda, Cynthia Falabella e Gustavo Haddad.

Em 2011, foi a vez de O Fantástico Circo de Pulgas, escrito e dirigido por Chico Abreu, com Janaína Izar e Livia Mayra Izar, estrear.

Em 2014, O Rei e a Coroa Enfeitiçada reuniu a família Falabella no mesmo espetáculo: Rogério escreveu o texto e suas filhas Cynthia e Débora Falabella dirigiram a peça, que recebeu o Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem na categoria Revelação-Direção. No elenco, Fafá Rennó e Gustavo Haddad, entre outros.

Em 2018, foi a vez de A Minicostureira, espetáculo infantil novamente dirigido pelas irmãs Débora e Cynthia Falabella. Inspirado no conto “A Tecelã”, de Marina Colasanti, e numa carta do tarô, a peça conta a história de Clara, uma garota que, entre retalhos, agulhas, costuras e linhas, cria seu próprio mundo. Com Fran Ferraretto, Antoniela Canto, Bruno Ribeiro e Mateus Monteiro.

Em 2020, a cantora Jane Duboc estreou o espetáculo digital Ilustre Criança – Desenhando a Canção, idealizado por ela. Acompanhada pelo desenhista e ilustrador Alexandre De Nadal e pelo músico e sonoplasta Júnior Lobbo, a cantora interage com as crianças em leituras dramatizadas com desenhos e músicas de histórias originais escritas por ela mesma. Com roteiro e direção de Fernando Cardoso.

MUSICAIS

Palavra de Mulher estreou em 2008, com Lucinha Lins, Virgínia Rosa e Tania Alves (indicada ao Prêmio Bibi Ferreira 2014 de Melhor Atriz) interpretando canções de Chico Buarque, em clima de cabaré, com direção-geral de Fernando Cardoso (indicado ao Prêmio Bibi Ferreira 2014 de Melhor Diretor) e direção musical de Ogair Júnior (indicado ao Prêmio Bibi Ferreira 2014 de Melhor Diretor Musical). Em 2018, para comemorar dez anos em cartaz, o espetáculo fez uma turnê pelas principais cidades das regiões Norte e Nordeste do país. Palavra de Mulher está disponível em DVD e, também, no YouTube oficial da Mesa2.

Misturando música e teatro, É Melhor Ser Alegre que Ser Triste, de 2014, presta uma homenagem a Vinicius de Moraes, o Poetinha. Com direção-geral de Fernando Cardoso e direção musical de Ogair Júnior, a versão original do show tinha Célia, Jane Duboc e Miele cantando sucessos do compositor, declamando alguns de seus poemas e contando curiosidades sobre sua vida. A nova formação traz Jane Duboc, Juan Alba e Graziela Medori.

Em Tio Gê – O Samba Paulista de Geraldo Filme – espetáculo do CD duplo homônimo, uma produção da Mesa2 para o selo Sesc –, Virgínia Rosa, Fabiana Cozza, Luciah Helena, Áurea Martins, Alaíde Costa e Amanda Maria recriam a obra desse excepcional representante da música paulista, pouco conhecido do grande público. Participação especial da atriz Cleide Queiroz. Textos de Leo Lama. Idealização e direção-geral de Fernando Cardoso.