AÍLTON GRAÇA

O paulista Aílton Graça nasceu em 1964 e fez cursos de dramaturgia, interpretação, direção, técnicas circenses e oficinas vocal, de cenário e figurino. Apaixonado por carnaval, comenta desfiles de escolas de samba pela Rede Globo de São Paulo e é presidente da escola de samba mais antiga do Carnaval de São Paulo, a Lavapés, fundada em 1937 no Glicério, que agora se chama Lavapés Pirata Negro e ganhou um novo espaço no bairro do Jabaquara.

Os trabalhos de Aílton no teatro incluem A Vida que Pedi, Adeus, Os Intocáveis e Diálogo Noturno com um Homem Vil, texto do dramaturgo suíço Friedrich Dürrenmatt, quando dividiu o palco com Celso Frateschi, sob direção de Roberto Lage.

O ator atuou também no cinema em filmes como Carandiru, Querô – Uma Reportagem Maldita, A Guerra dos Rocha, Meu Tio Matou um Cara, Até que a Sorte nos Separe, Deus Não Erra, O Pai da Rita, ainda inédito, e Correndo Atrás, com lançamento previsto para 2021.

Na TV, entre outras novelas da Rede Globo, integrou o elenco de América, Avenida Brasil, Totalmente Demais, O Sétimo Guardião, Império (na qual viveu a personagem Xana Summer), que está sendo reapresentada atualmente, Salve-se quem Puder e nas séries Carcereiros e Cidade Proibida. Em 2020, participou do especial da Rede Globo levado ao ar no Dia da Consciência Negra, Falas Negras.