CLAUDIO TOVAR

Arquiteto de formação, o capixaba Claudio Tovar é ator, dançarino, cenógrafo, figurinista, diretor e dramaturgo. Integrou o Dzi Croquetes, grupo que revolucionou o cenário teatral brasileiro.

Em 1975, Tovar criou o espetáculo Romance, do qual é autor, cenógrafo, figurinista, ator e bailarino. Em Paris, participou de Les Milles et une Nuits, como cenógrafo e figurinista, e Les Amuse Gueules.  Em 1980, foi cenógrafo, figurinista e coreógrafo de As Mil e Uma Encarnações de Pompeu Loureiro, pelo qual recebeu o Prêmio Mambembe de Melhor Cenário. Em 1982, estrelou, ao lado de Lucinha Lins, o espetáculo Sempre, Sempre Mais.

Ainda no teatro, como produtor, autor e diretor, realizou espetáculos como Sapatinho de Cristal, Simbad de Bagdad e Caixa de Brinquedos. Participou ainda da remontagem de A Ópera do Malandro e do musical O Baile.

Os inúmeros trabalhos de Tovar em teatro lhe valeram diversos prêmios, entre eles o Shell de Melhor Cenário por Veneza, o Shell de Melhor Figurino por Somos Irmãs e o Apetesp de Melhor Figurino por Elas por Ela.

Escreveu também a peça As Meninas Velhas – estrelada por Lucinha Lins, Bárbara Bruno, Nadia Nardini e Sônia de Paula em que aborda questões do envelhecimento.

Na televisão, integrou o elenco de novelas como Êta Mundo Bom!, Poder Paralelo, Insensato Coração e Milagres de Jesus, além de ter feito participações em Roque Santeiro, Por Amor, Cheias de Charme, Lado a Lado e Amor à Vida.

Atuou na série O Mecanismo, do Netflix, com direção de José Padilha e inspirada na Operação Lava Jato. Em 2019, fez a série O Doutrinador, inspirada no quadrinho homônimo de Luciano Cunha, disponível no HBO Max.

Seus trabalhos como artista plástico puderam ser vistos nas exposições Fragmentos e Ícones do Brasil, ambas na Casa de Cultura Laura Alvim, no Rio de Janeiro.

Mais de suas criações podem ser vistas atualmente na exposição conjunta com Luiza Curvo Vernissage, em cartaz na Galeria Café, em São Paulo. Nela, Claudio Tovar transforma ícones brasileiros pelos quais tem enorme admiração.