Formada atriz pelo Teatro Escola Célia Helena, Katia Naiane participou de oficinas com Denise Weiberg, Maristela Chelala, Einat Fabel, Eve Doe Bruce, Fabianna Mello e Souza, Sebastien Brotte-Michel (Théatre Du Soleil), Grupo Tapa e Galpão do Folias.

Atuou como assistente de direção nos espetáculos Orinoco, de Emílio Carbalido, dirigido por Dagoberto Feliz, e O Que Mais Você Quer de Mim, de Fernando Nitsch. E como coreógrafa em O Julgamento Secreto de Joana D’ Arc, de Aimar Labaki.

No teatro, Katia Naiane integrou a montagem de Marta, Rosa e João, com texto e direção de Malu Galli; Os Jecas, com direção de Helder Mariani; Humor em Doses, com a Cia. Luar ao Avesso, sob a direção de Eliana Fonseca, e A Justiça Divina, com direção de Fernando Neves.

Fez parte ainda do elenco do musical infantil Fora do Bumbo, texto e direção de Cíntia Alves (vencedor do Festival da Cultura Inglesa de 2012 na categoria Melhor Espetáculo Infantil).

Dirigida por Dagoberto Feliz, atuou no musical Noel Rosa, o Poeta da Vila e seus Amores, de Plínio Marcos, Casa das Mariquinhas, Single Singers Bar, Folias D’Arc e Folias Galileu (vencedor do Prêmio APCA de Melhor Direção). Sob a direção de Bete Dorgam, subiu ao palco em O Amor das Três Laranjas, A Dromática Comédia Circense e no infantil Era Uma Vez um Tirano, de Ana Maria Machado.